O recém empossado Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, nomeou Estevão Tomás Rafael Pale, como novo Ministro dos Recursos Minerais e Energia.
Trata-se de uma figura amplamente conhecida nos corredores da indústria energética e não só. Estevão Pale é quadro sénior do sector, com mais de 35 anos de experiência em geologia e minas, dos quais pouco mais de 10 anos no sector do petróleo e gás. Pale Liderou várias unidades orgânicas do sector, tendo sido Director Nacional de Minas do Ministério dos Recursos Minerais e Energia durante longos anos. Nesta última função, foi responsável pela concepção e implementação do projecto de apoio ao desenvolvimento do sector geológico-mineiro, financiado pelo Banco Mundial.
Estevão Pale assume as rédias do sector de recursos minerais e energia num contexto político e social desafiante, em que Moçambique busca caminhos para o desenvolvimento de vários projectos considerados estruturantes no plano económico e social do país, com particular ênfase para a retoma do Projecto Golfinho/Atum da Área 1 da Bacia do Rovuma. Seja na vertente de mineração, bem como na componente de produção petróleo e gás, associado aos esforços do Governo para a diversificação da matriz energética nacional, através do incremento da produção de energia eléctrica, a ser viabilizado, por exemplo, pela iniciativa da hidroeléctrica Mphanda Nkuwa, um projecto cujo financiamento e parcerias estratégicas foram identificadas em 2023, o certo é que haverá desafios pela frente para o novo dirigente do sector.
Falando durante a cerimónia de tomada de posse, Pale reconhece que há de facto desafios, porém, dele deve-se esperar trabalho e resultados. “As tarefas são enormes, os desafios crescentes e os resultados devem ser imediatos“ referiu Pale.
O novo Ministro já recebeu, das mãos de Carlos Zacarias, Ministro cessante, as pastas com as informações mais relevantes sobre o sector, incluindo as principais realizações e as acções prioritárias para os próximos tempos.
Estevão Tomás Rafael Pale, é mestrado em Economia Financeira pela Universidade de Londres, possui uma pós-graduação em Engenharia de Minas pela Camborne School of Mines, igualmente da Inglaterra, e uma licenciatura em Economia pela Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique.
Recorde-se que o Instituto Nacional de Petróleo é uma instituição tutelada pelo Ministério dos Recurso Minerais e Energia.
Para mais informações, queira, por favor, contactar o Instituto Nacional de Petróleo, sito na Rua dos Desportistas Nº.259, cidade de Maputo, pelos números 21248300 ou 839511000. Pode ainda escrever para o e-mail comunicacao@inp.gov.mz e visitar as nossas páginas de facebook e LinkedIn para estar a par desta e outras matérias de destaque.
