Bacia de Moçambique, Onshore
Outras áreas
Área A5-B
A Concessão A5-B compreende uma área de 6080 Km2 e localiza-se na parte marítima, a norte da Bacia Sedimentar de Moçambique, em profundidades de água que variam de 1800-2500 metros.
Esta área resulta do 5º Concurso de Concessão de Áreas para Pesquisa e Produção de Hidrocarbonetos lançado em 2014, tendo sido adjudicada e concedida um Contrato de Concessão Para Pesquisa e Produção (CCPP) ao Consórcio constituído pelas empresas Exxon Mobil Exploration and Production Mozambique, Rosneft LTD, e ENH.E.P (Empresa Nacional de Hidrocarbonetos Empresa Pública).
O CCPP entre o Consórcio e Governo da República de Moçambique foi assinado à 14 de Novembro de 2018 e tornado efectivo a 01 de Dezembro de 2018, com o período de pesquisa contendo uma duração de oito (8) anos divididos em 3 Subperíodos, designadamente (4+2+2) anos.
A área de Concessão A5-B teve como Operador a empresa ExxonMobil Exploration and Production Mozambique (Angoche A5-B) B.V. com 40 % de interesse participativo e a Rosneft LTD, ENI Mozambico S.p.A , Empresa Nacional de Hidrocarbonetos E.P., Qatar Energy (QP ) com 20% , 10%, 20% e 10% respectivamente na qualidade de parceiros.
Actividades De Pesquisa Executadas
Concessionária realizou:
- Aquisição, Processamento, Controle de qualidade e Interpretação de 8001 Km de dados sísmicos tridimensionais (3D, PSTM e PSDM);
- Licenciamento de dados de Shallow hazard (SHAZ) num total de 4771 Km;
- Adicionalmente, licenciou cerca de 1000 km de dados 3D Fast-Track PSTM (licença única EM) para NW para ajudar com mapeamento de leads;
- Realização de Estudos Geológicos e Geofísicos;
- Avaliação da prospectividade da área de modo a selecionar potencial prospecto candidato a ser perfurado;
- Outros estudos não-geocientíficos (Geral e Administrativos);
A validação do potencial da área culminou com a identificação de diversos plays/Leads (corpos geológicos), que carecem de avaliação de modo a certificar a prospectividade e testagem da presença de hidrocarbonetos a partir de realização de poços de pesquisa.
Área Z5-C
Na sequência do concurso público lançado em Outubro de 2014, para a concessão de áreas para pesquisa e produção de hidrocarbonetos, às empresas ExxonMobil Moçambique Exploration and Production, Limitada, RN Zambeze South PTE. LTD e Empresa Nacional de Hidrocarbonetos, E.P (ENH, EP), foi-lhes adjudicada a área offshore do Delta do Zambeze designada como Z5-C, localizada na parte marítima da República de Moçambique. O Contrato de Concessão de Pesquisa e Produção de Petróleo(CCPP) foi assinado em Outubro de 2018.
A área encontra-se disponível na sequência da cessação dos direitos de concessão ao consórcio acima mencionado.
Área Z5-D
Na sequência do concurso público lançado em Outubro de 2014, para a concessão de áreas para pesquisa e produção de hidrocarbonetos, às companhias ExxonMobil Moçambique Exploration and Production, Limitada, RN Zambeze North PTE. LTD e à Empresa Nacional de Hidrocarbonetos, E.P (ENH, EP), foi-lhes adjudicada a área offshore do Delta do Zambeze designada como Z5-D, localizada na parte marítima da República de Moçambique. O Contrato de Concessão de Pesquisa e Produção de Petróleo(CCPP) foi assinado em Outubro de 2018.
A área encontra-se disponível na sequência da cessação dos direitos de concessão ao consorcio acima mencionado.
Bloco 16 & 19
Em resultado das negociações directas, o governo de Moçambique assinou em Junho de 2005 o CCPP com Sasol e a ENH. O bloco, localiza-se na bacia sedimentar de Moçambique, no ambiente marinho que compreende águas rasas e a norte da província de Inhambane.
Na área, em resultado das operações de pesquisa realizadas pelo consórcio supracitado, culminou com descobertas de depósitos de gás. O operador, cessou os direitos de concessão e actualmente a referida descoberta é adjacente às áreas adjudicadas a quando do sexto concurso de concessão do bloco para pesquisa de hidrocarbonetos na região do Save no norte de Inhambane.