Noticias

Maputo, 28 de abril de 2021 – Esta afirmação foi feita hoje, no programa Café da Manhã da Rádio Moçambique, onde o Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Petróleos (INP), Carlos Zacarias, foi convidado a prestar informações sobre o impacto da suspensão das operações em Afungi, pela Total E&P Mozambique Área 1, Limitada “Total”, Concessionária e Operadora da Área 1 Offshore da Bacia do Rovuma.

Leia mais

MAPUTO, 23 Outubro de 2020 – O projecto Mozambique LNG, liderado pela Total, realizou, nos dias 21 e 22 do mês corrente, dois seminários com recurso a plataformas electrónicas, sendo o primeiro destinado a partilhar as oportunidades de negócios para o ano 2021 e o segundo para capacitar as empresas em matéria de saúde, segurança e ambiente no trabalho, processos e procedimentos de procurement, due deligence e registo defornecedores.

Leia mais

Maputo, 26 de Abril de 2021 – Falando hoje em conferência de imprensa, o Presidente do Conselho de Administração do INP, Carlos Zacarias, informou que a Total E&P Mozambique Área 1, Limitada, Concessionária e Operadora da Área 1 Offshore da Bacia do Rovuma, declarou junto dos seus parceiros,  Força Maior, devido à situação de segurança, causada pela insurgência em Afungi, norte da Província de Cabo Delgado.

Leia mais

Maputo, 25 de Março  de 2021 – A Total E&P Mozambique Área 1, Limitada “TEPMA1”, operadora da Área 1, anunciou ontem ter alcançado o Fecho Financeiro do Projecto Golfinho/Atum, um marco que representa a última etapa do processo que tem em vista o financiamento do projecto de produção e  liquefacção de gás natural da Área 1 da Bacia do Rovuma.

Leia mais

Maputo, 24 de Março de 2021 – Pairavam, com alguma naturalidade, dúvidas em torno do cumprimento dos cronogramas previstos no Plano de Desenvolvimento do mega projecto Golfinho/Atum. Porém, a garantia da retoma plena das operações foi dada ontem pelo Governo de Moçambique e a operadora da Área 1 na Bacia do Rovuma, a Total E&P Mozambique Área 1, Limitada “TEPMA1”.

Leia mais

Maputo, 03 de Março de 2021 – No âmbito das suas actividades, o INP tem realizado monitoria e fiscalização aos projectos de petróleo e gás em curso.  Para além de esta actividade estar estabelecida no estatuto orgânico da instituição, é visão do INP assegurar que as operações petrolíferas sejam realizadas em conformidade com o quadro legal aplicável para o sector de petróleo e gás. Pelo que, torna-se crucial garantir que estas operações sejam sujeitas à fiscalização e que esta seja feita de forma eficiente.

Leia mais

Maputo, 09 de Marco de 2021 – O INP iniciou em 2018 o processo de auditoria aos custos recuperáveis dos Contratos de Concessão para Pesquisa e Produção das Áreas 1 e 4 offshore da Bacia do Rovuma, referentes aos Exercícios de 2015, 2016 e 2017 e culminou com a certificação dos custos declarados como recuperáveis pelas companhias que operam nas áreas atrás referidas. O processo, contou com a assistência da Bayphase Geologists, Engineers and Investment Analiysts, consultor britânico independente, com larga experiência na condução deste tipo de auditorias.

Leia mais

Maputo, 17 de Março de 2021 – O Conselho de Ministros, reunido na sua 8.ª Sessão Ordinária, aprovou, em instrumentos separados, os Termos e Condições do Acordo Complementar ao Contrato de Concessão para a Pesquisa e Produção na Área 1 da Bacia do Rovuma e o  Aditamento ao Acordo Directo de Financiamento do Projecto de Gás Natural Liquefeito (GNL) Golfinho/Atum, aprovado pelo Decreto n.º 51/2019, de 12 de Junho, ora alterado e complementado pelo Decreto n.º 39/2020, de 12 de Junho, visando contemplar as alterações resultantes da entrada da Total E&P Mozambique Área 1 Lda.

Leia mais

Maputo, 21 de Fevereiro de 2021 – O Governo de Moçambique, através do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, anuncia a aprovação da Decisão Final de Investimento (FID) no valor de 760 milhões de dólares norte americanos, ocorrida na última sexta-feira, 19 de Fevereiro de 2021, do Projecto que vai desenvolver os reservatórios de Inhassoro, Temane e Temane-Este, localizados a norte da província de Inhambane, no âmbito do Contrato de Partilha de Produção (PSA na sigla inglesa).

Leia mais