PME’s Instadas a Criar Capacidade para Participar nos Projectos de Gás Natural

Maputo, 01 de Dezembro de 2020-Moçambique está a viver um momento sem paralelo na sua história, mercê das descobertas de gás natural na Bacia do Rovuma. Este facto constitui um motivo de grande expectativa para todos os moçambicanos, mas também, e acima de tudo, deve inspirar e revigorar o engajamento colectivo de todos em torno desta nova dinâmica que o país está a abraçar.

Até ao momento apenas pouco mais de 300 empresas moçambicanas prestam serviços aos diferentes projectos de gás natural, facto que tem propiciado a criação de mais postos de trabalho e diversificação da economia nacional. No entanto, é nosso objectivo que mais empresas moçambicanas possam engrossar esta lista. Para o efeito, é necessário que as oportunidades sejam divulgadas atempadamente, que haja transparência no processo de contratação de bens e serviços e as empresas moçambicanas cumpram os requisitos estabelecidos pelas empresas que contratam esses bens e serviços.

LNG MOZ

O INP cumprindo o seu papel de regulador está focado no desenvolvimento e na implementação de iniciativas que promovam a participação do empresariado nacional de forma mais impactante possível que culmine, não somente com o crescimento da nossa economia, mas acima de tudo, na transferência de um legado de valores e competência que servirão o país a médio e longo prazos mesmo quando os projectos tiverem já atingido os seus últimos estágios de desenvolvimento. Portanto, nas várias iniciativas levadas a cabo pelo INP, em parceria com outras instituições do Governo, contemplamos a divulgação de informação sobre a legislação nacional que contempla a parte referente ao conteúdo local, a necessidade de fazer cumprir e cooperar no aprimoramento dos instrumentos de regulamentação e monitoria do conteúdo local, assegurar a concorrência sã, a transferência de conhecimento e tecnologias tendo em vista estimular a competitividade nacional e apoiar o Governo tecnicamente nas acções de maximização da participação das empresas moçambicanas na cadeia de valor de petróleo e gás.

Para mais informações por favor contacte a Unidade de Comunicação através do e-mail comunicacao@inp.gov. ou pelo telefone 21248300.