INP Investe em Importante Inciativa de Desenvolvimento Económico em Cabo Delgado

INP Investe em Importante Inciativa de Desenvolvimento Económico em Cabo Delgado

Momento da Cerimónia de Colocação da Primeira Pedra

MAPUTO, 21 de Junho de 2021- Foi na manhã desta Segunda-Feira lançada a primeira pedra visando a asfaltagem de uma via que integra a extensa rede rodoviária do Município de Pemba em Cabo Delgado.

Trata-se de um troço com uma extensão de 4.5 kms que atravessa os bairros de Alto Gingone, Eduardo Mondlane e Chuiba na Cidade de Pemba. A referida empreitada, conforme adiantou o Edilidade, visa conferir maior e melhor comodidade e mobilidade aos automobilistas, facilitar a circulação de pessoas e bens, ao mesmo tempo que irá impulsionar o crescimento sócio-económico, melhorar a segurança dos usuários, mesmo em tempos de clima chuvoso naquele ponto do país.

Em nota, o Presidente do Conselho de Administração do INP afirma que com a aprovação e aplicação de um investimento orçado em 60 milhões de meticais, através do Fundo de Projectos Sociais,  a instituição que dirige reafirma o seu engajamento e compromisso com a promoção do desenvolvimento sócio-económico das comunidades e em última instância, do país no geral, através da aplicação dos ganhos decorrentes da exploração dos recursos petrolíferos de que o país dispõe. “o Instituto Nacional de Petróleo, enquanto entidade reguladora no sector e tendo como parte das suas responsabilidades, a indução da melhoria das condições sócio-económicas das nossas comunidades, através da promoção de uma exploração sustentável dos recursos petrolíferos, recebeu com particular  deleite e interesse o convite para associar-se à esta tão importante iniciativa” refere a nota do Conselho de Administração do INP.

Falando na cerimónia que contou com a participação de vários dirigentes locais, entre os quais os chefes comunitários, Florete Simão Mutarua Edil da Cidade de Pemba, disse que as obras de recondicionamento são de elevada importância devido aos impactos económicos e sociais que a infraestrutura terá na vida das comunidades abrangidas. “A estrada vai permitir o acesso dos cidadãos aos diferentes pontos turísticos em  Chuíba, Maringanha assim como as diferentes infraestruturas do Estado, construídas ao longo daquela via, para o efeito, foram mobilizados mais de 400 milhões de meticais, fundos resultantes da mobilização de esforços financeiros e materiais levados a cabo pela edilidade do Município de Pemba e parceiros.”, referiu o Edil.

Referira-se que a estrada comportará 30 metros de largura, com 4 faixas de rodagem, duas para cada sentido, devendo as obras ser concluídas a breve trecho.

Para mais informações por favor contacte a Unidade de Comunicação através do e-mail comunicacao@inp.gov.mz ou pelo telefone 21248300.