Projectos em Vigor

O Contrato de Partilha de Produção (PSA) entre o Governo, a ENH e a Sasol Petroleum Mozambique Lda, foi celebrado em Outubro de 2000, com o objectivo de pesquisar, avaliar, desenvolver e produzir gás natural não associado e petróleo leve das áreas adjacentes a área do PPA.

Leia mais

Tendo em vista adicionar valor aos recursos descobertos no campo Mamba da Área 4 da Bacia do Rovuma, a MRV submeteu em Julho de 2018 o Plano de Desenvolvimento que foi aprovado em Maio de 2019.

Num investimento total de USD 23.6 biliões, o projecto prevê:

  • A produção de cerca de 15.2 MTPA de Gás Natural Liquefeito, através de 2 módulos de produção com a capacidade de cerca de 7.6 MTPA cada, em terra.
  • A geração de lucros na ordem USD 84.7 biliões de dólares norte americanos, dos quais USD 46 biliões para o Estado Moçambicano durante 25 anos, resultantes de Impostos (IPP e IRPC), bónus, taxas e da partilha do petróleo-lucro.
  • Disponibilização de cerca de USD 3 bilhões para beneficiar empresas moçambicanas através do fornecimento de bens e serviços necessários para o projecto e actividades conexas.
Leia mais

No âmbito do Contrato de Concessão para Pesquisa e Produção de Petróleo, as concessionárias da Área 4 da Bacia do Rovuma, descobriram 77 triliões de pés cúbicos (Tcf) de gás natural. Tendo em vista adicionar valor a esse recurso, as referidas concessionárias submeteram ao Governo o Plano de Desenvolvimento, que foi aprovado em Fevereiro de 2016, para implementar o projecto de produção de gás natural liquefeito através de uma plataforma flutuante.

Leia mais

No âmbito do Contrato de Concessão para Pesquisa e Produção de Petróleo, as concessionárias da Área 1 da Bacia do Rovuma descobriram 83 triliões de pés cúbicos (Tcf) de gás natural. Tendo em vista adicionar valor a esse recurso, as concessionárias da Área 1 submeteram ao Governo o Plano de Desenvolvimento, propondo a implementação de um projecto de produção de gás natural liquefeito em terra, em Afungi, província de Cabo Delgado, que foi aprovado em de Fevereiro de 2018.

Leia mais