Noticias

Maputo 27 de Maio 2020 – A Coral Sul FLNG anunciou ontem o início de mais uma etapa no processo de montagem da plataforma flutuante de liquefacção de gás natural. Trata-se do primeiro módulo de superfície do casco da plataforma, o módulo de geração de energia, cuja montagem marca o início da integração das infraestruturas superiores, compostas por doze módulos de processamento. Recorde-se que em Janeiro do corrente ano a plataforma flutuante Coral Sul completou parte da montagem do casco, tendo sido transportado da doca seca para o cais, para a montagem das componentes complementares da infraestrutura.

Leia mais

Maputo, 16 de Abril de 2020. Não obstante os factores de carácter exógeno, o programa de actividades e orçamentos das áreas adjudicadas no 5º concurso para a concessão de áreas para pesquisa e produção de petróleo em Moçambique, continuam em consonância com os contratos rubricados aquando da concessão dessas áreas de pesquisa, não havendo por enquanto previsão de alteração, pelo menos a curto e médio prazos.

Leia mais

Maputo, 18 de Fevereiro de 2020. Celebramos hoje a passagem dos 10 anos do anúncio da descoberta de gás natural que mudou Moçambique.

Com efeito, as pesquisas sistemáticas de hidrocarbonetos em território nacional iniciaram em meados da década 50 do século passado, com resultados satisfatórios que levaram a descobertas dos campos de Pande, Temane e Búzi na Bacia de Moçambique. Após intenso e aturado trabalho de pesquisas, de levantamentos de dados sísmicos, de inúmeras perfurações de poços de pesquisa, marcadas por avanços e retrocessos, num longo e épico percurso, a Bacia do Rovuma revelou ter um potencial de hidrocarbonetos muito alto.

Leia mais

Na sequência das auditorias aos custos recuperáveis dos Contratos de Concessão para Pesquisa e Produção (CCPP) das Áreas 1 e 4 offshore da Bacia do Rovuma, respectivamente, relativas aos exercícios 2015, 2016 e 2017, informamos que o INP, com o apoio da empresa britânica Bayphase Geologists, Engineers and Investment Analiysts, finalizou o processo de certificação dos custos declarados como recuperáveis nos anos acima mencionados, tendo-se apurado que dos cerca de 2 biliões de dólares norte americanos (1.967.028.366 bilião de dólares norte americanos) declarados pelas concessionárias das duas áreas, cerca de 33 milhões de dólares norte americanos (2%) não foram considerados elegíveis para recuperação. 

Leia mais

Maputo 31 de Janeiro 2020 - Com o objectivo de alinhar estratégias para a implementação do próximo programa de treinamento de força de trabalho, o Instituto Nacional de Petróleo (INP), a Field Ready Alliance e parceiros mantiveram um encontro multissectorial, na última quinta-feira, numa das instâncias hoteleiras da cidade de Maputo.

Leia mais

Maputo, 14 de Janeiro de 2020 – Realizou-se hoje nos estaleiros da Samsung em Goeje, Coreia do Sul, a cerimónia do lançamento do casco da Plataforma Flutuante de GNL (Gás Natural Liquefeito), Coral Sul FLNG, que consistiu na saída da infraestrutura em construção da Doca seca para o Cais, onde serão montadas as restantes componentes da plataforma. Este evento, marca o início da montagem dos módulos de superfície da Plataforma Flutuante Coral Sul FLNG. 

Leia mais

“ Celebrando 10 Anos da Descoberta de Gás na Bacia do Rovuma- A Descoberta que Mudou Moçambique “

26-02-2020 O Instituto Nacional de Petróleo (INP) organizou hoje a cerimónia que assinala a passagem dos 10 anos desde a primeira e a maior descoberta, registada até a data, de reservas de gás da Bacia do Rovuma. 

Ponto de Situação Sobre o Conteúdo Local Nos Projectos das Bacias de Moçambique e Rovuma

Maputo, 13 de Fevereiro de 2020 - Em conferência de imprensa realizada ontem, o Presidente do Conselho de Administração do INP, Carlos Joaquim Zacarias, deu o ponto de situação do envolvimento dos nacionais nos projectos de gás natural em implementação nas Bacias de Moçambique e Rovuma, quer em termos de inserção de mão-de-obra assim como em termos de bens e serviços providenciados por empresas registadas em Moçambique e detidas por moçambicanos.