Noticias

A Área 4 assegurou o compromisso de compra do gás natural liquefeito (GNL) por parte das empresas afiliadas das Concessionárias da Área 4 para avançar com a Decisão Final de Investimento do Projecto do Rovuma LNG.

Os compromissos das empresas afiliadas servirão de base para garantir o financiamento do Projecto.

O Governo está a fazer a revisão do Plano de Desenvolvimento proposto; e prevê-se que a produção inicie em 2024.

Leia mais

Os Contratos de Concessão para Pesquisa e Produção de Petróleo assinados ontem em Maputo para as áreas A5-A e PT5-C, marcam o fim de um processo de negociações com todas as companhias vencedoras do 5º Concurso para a Concessão de Áreas para Pesquisa e Produção de Petróleo, que inclui a ExxonMobil, companhia com a qual foram já assinados três contratos de concessão.

Leia mais

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Ernesto Max Tonela, assina hoje em Maputo com as companhias Eni Mozambico, S.p.A., Sasol Petroleum Mozambique Exploration Ltd. e a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos, E.P. o Contrato de Concessão para Pesquisa e Produção de Petróleo para a Área A5-A, localizada no offshore. Na mesma ocasião, será também assinado o Contrato de Concessão para Pesquisa e Produção de Petróleo para a Área PT5-C, localizado no onshore com a empresa Sasol Petroleum Mozambique Exploration Ltd., e a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos, E.P.

Leia mais

Realizou-se no passado dia 10 de Agosto de 2018, o I Seminário de Oportunidades Locais na cidade de Pemba, Província de Cabo Delgado.

Organizado pelo Ministério dos Recursos Minerais e Energia e a Anadarko Moçambique Área 1 “Anadarko”, que com os seus parceiros irá implementar o projecto de Gás Natural Liquefeito (GNL), a partir do gás natural extraído nos campos Golfinho e Atum da Área 1 da Bacia do Rovuma, o seminário foi dirigido pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi.

Leia mais

A Delonex, companhia declarada vencedora da Área P5-A no Bloco de Palmeiras, no 5º Concurso de Concessão de Áreas para Pesquisa e Produção de Petróleo, informou a sua intenção de abandonar as discussões para a assinatura dum Contrato de Concessão para Pesquisa e Produção para a área P5-A. Note-se, que as discussões vêm decorrendo desde finais de 2016, após a aprovação do Contrato Modelo de Pesquisa e Produção de Petróleo, que serviu de base para o início do processo negocial com todas as companhias vencedoras do 5º Concurso, incluindo a Delonex.

Leia mais

O Instituto Nacional de Petróleo participa na 6ª Conferência e Exposição de Minas, Petróleo e Gás e Energia, evento que decorre desde hoje em Maputo, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano.

Com efeito, o Vice Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Engº Augusto de Sousa Fernando procedeu a abertura oficial do evento e, no seu discurso, referiu ser importante que os principais actores de minas, gás natural e energia se encontrem com a finalidade de interagir e coordenar as respectivas agendas em prol do desenvolvimento do nosso país.

Leia mais

O Instituto Nacional de Petróleo informa que a Anadarko Petroleum Corporation, assinou hoje através da Mozambique LNG1 Company Pte.ltd,  um Contrato de Compra e Venda de Gás Natural Liquefeito (GNL) com a empresa francesa Électricité de France, S.A., (EDF), que prevê a venda de 1.2 milhões de toneladas por ano (1.2 MTPA), por um período de 15 anos.

Leia mais