Noticias

Tamanho do ficheiro: 330,99 kB Download do ficheiro

Trata-se do Centro de Treinamento que está a ser erguido em Afungi, província de Cabo Delgado, que irá formar e certificar trabalhadores do projecto Golfinho/Atum, implementado pelas concessionárias da Área 1 da Bacia do Rovuma,em matérias ligadas à indústria petrolífera. As obras de construção do centro de treinamento decorrem desde Fevereiro de 2020, prevendo-se a conclusão e início da primeira formação para o 2º trimestre de 2021.

Leia mais no ficheiro PDF.

Maputo, 20 de Agosto de 2020 - Assinala-se hoje o 16º aniversário do Instituto Nacional de Petróleo, entidade reguladora e responsável pela administração e promoção das operações petrolíferas. Desde a sua criação a 20 de Agosto de 2004, diversos marcos foram alcançados, não obstante a peculiaridade do sector e que exige pessoal com um nível de qualificação altamente especializado. Por esse facto, o primeiro desafio foi assegurar a formação do seu pessoal. 

 De seguida, foi necessário rever o quadro legal e regulatório do sector petrolífero, com o objectivo de robustecê-lo, tornando-o estável, previsível e cada vez mais atractivo para investimento estrangeiro, ao mesmo tempo que consentâneo com os desafios da Indústria e do sector no geral.

Leia mais

Maputo, 18 de Agosto de 2020 O Conselho de Ministros aprovou hoje, durante a 30ª Sessão Ordinária, o Regulamento de Licenciamento de Infraestruturas e Operações Petrolíferas.

Trata-se de um dispositivo que irá reforçar a capacidade do regulador na monitoria, inspecção e supervisão da implementação dos projectos do sector, de forma abrangente e coordenada ao mesmo tempo que regula a entrada de novos actores e projectos complexos na indústria, como os projectos da Bacia do Rovuma e os resultantes do 5º concurso de concessão de áreas para pesquisa e produção de petróleo. Portanto, o dispositivo assegurará a simplificação e celeridade de procedimentos inerentes ao licenciamento e à articulação com outras instituições, em conformidade com os procedimentos previstos na demais legislação aplicável no sector petrolífero em Moçambique.

Leia mais

Maputo, 16 de Julho de 2020 - A Buzi Hydrocarbons PTE Limitada (BHPL) comunicou ao regulador a interrupção, a 16 de Junho de 2020 dos trabalhos de perfuração do poço BS-2 (Búzi Supercial-2), iniciadas em Maio do corrente ano, devido ao impacto do COVID 19. Trata-se de uma actividade complexa, levada a cabo por um número considerável de trabalhadores, incluindo expatriados, que devido a obrigatoriedade de cumprir os procedimentos estabelecidos pelo Governo relativos à entrada e saída de bens e pessoas no território nacional, não poderão proceder a devida rotação. Neste momento, as actividades de perfuração estão resumidas à manutenção da plataforma no local.

Leia mais

Maputo, 05 de Junho de 2020 - A combinação dos efeitos da COVID-19 e da baixa repentina do preço de petróleo, levou algumas companhias, a operarem em Moçambique, a reverem os seus planos de negócio. 

Efectivamente, a Eni Rovuma Basin (“ERB”) viu-se obrigada a interromper as actividades de perfuração e completação dos poços do projecto Coral Sul FLNG, que decorriam na Área 4 da Bacia do Rovuma, desde Setembro de 2019, devido a necessidade de rotação do pessoal. No entanto, a construção da plataforma flutuante Coral Sul, prossegue como previsto na Coreia do Sul, sendo que o início da primeira produção de Gás Natural Liquefeito (GNL) continua programado para 2022. De acordo com o Plano de Desenvolvimento aprovado, prevê-se que esta plataforma venha a produzir 3,4 milhões de toneladas por ano (mtpa) de gás natural.

Leia mais

Maputo, 27 de Maio de 2020 - O Governo aprovou ontem a alteração do Decreto n.º 51/2019, de 12 de Junho, que estabelece os termos e condições da Estrutura de Financiamento do Projecto Golfinho/Atum da Área 1 da Bacia do Rovuma. Com esta alteração, foram criadas as condições para a entrada da Total Exploration & Production Mozambique Area 1 Limitada, actual operadora da Área 1 na estrutura do projecto, em substituição da Anadarko que vendeu os seus activos em 2019 à Total.

Leia mais

Maputo 27 de Maio 2020 – A Coral Sul FLNG anunciou ontem o início de mais uma etapa no processo de montagem da plataforma flutuante de liquefacção de gás natural. Trata-se do primeiro módulo de superfície do casco da plataforma, o módulo de geração de energia, cuja montagem marca o início da integração das infraestruturas superiores, compostas por doze módulos de processamento. Recorde-se que em Janeiro do corrente ano a plataforma flutuante Coral Sul completou parte da montagem do casco, tendo sido transportado da doca seca para o cais, para a montagem das componentes complementares da infraestrutura.

Leia mais

Maputo, 16 de Abril de 2020. Não obstante os factores de carácter exógeno, o programa de actividades e orçamentos das áreas adjudicadas no 5º concurso para a concessão de áreas para pesquisa e produção de petróleo em Moçambique, continuam em consonância com os contratos rubricados aquando da concessão dessas áreas de pesquisa, não havendo por enquanto previsão de alteração, pelo menos a curto e médio prazos.

Leia mais

Maputo, 18 de Fevereiro de 2020. Celebramos hoje a passagem dos 10 anos do anúncio da descoberta de gás natural que mudou Moçambique.

Com efeito, as pesquisas sistemáticas de hidrocarbonetos em território nacional iniciaram em meados da década 50 do século passado, com resultados satisfatórios que levaram a descobertas dos campos de Pande, Temane e Búzi na Bacia de Moçambique. Após intenso e aturado trabalho de pesquisas, de levantamentos de dados sísmicos, de inúmeras perfurações de poços de pesquisa, marcadas por avanços e retrocessos, num longo e épico percurso, a Bacia do Rovuma revelou ter um potencial de hidrocarbonetos muito alto.

Leia mais