Eventos

Maputo, 16 de Novembro de 2020 – Foi hoje inaugurada uma sala de exposições de Geociências de Petróleo no Museu Nacional de Geologia. Trata-se de uma parceria estratégica celebrada em Fevereiro do ano em curso, através de um Memorando de Entendimento entre o Instituto Nacional de Petróleo (INP), o Museu Nacional de Geologia, a Total e a TechnipFMC, tendo em vista a reabilitação e estabelecimento de uma exposição permanente dedicada exclusivamente à área de Geociências de Petróleo.

Leia mais

MAPUTO, 23 Outubro de 2020 – O projecto Mozambique LNG, liderado pela Total, realizou, nos dias 21 e 22 do mês corrente, dois seminários com recurso a plataformas electrónicas, sendo o primeiro destinado a partilhar as oportunidades de negócios para o ano 2021 e o segundo para capacitar as empresas em matéria de saúde, segurança e ambiente no trabalho, processos e procedimentos de procurement, due deligence e registo de fornecedores.

Leia mais

Maputo, 28 de Agosto de 2020 – Este desejo foi manifesto hoje em Maputo, a quando da doação  de 15.000 máscaras cirúrgicas pela China National Petroleum Corporation (CNPC), com vista à prevenção e combate ao Coronavírus.

Num acto enquadrado nos esforços de combate à pandemia, que já vitimou mortalmente mais de uma dezena de pessoas em Moçambique, a China National Petroleum Corporation (CNPC), através da sua filial CNODC Mozambique, procedeu, na tarde desta sexta-feira, a entrega de 15.000 máscaras cirúrgicas para apoiar os esforços de combate ao flagelo da COVID-19 no país.

Leia mais

MAPUTO, 10 de Julho 2020 – No âmbito da estratégia do Governo para a divulgação de oportunidades dos projectos de gás natural da Bacia do Rovuma, particularmente do Projecto Golfinho/Atum, a Total, realizou, ontem, através de plataformas electrónicas, um seminário de divulgação de oportunidades de negócios para os próximos 6 meses.

Leia mais

Maputo, 04 de Junho de 2020 - Em conferência de imprensa realizada ontem, que tinha como mote falar das perspectivas do sector de petróleo e gás face à pandemia do COVID 19, o Presidente do Conselho de Administração do INP, Carlos J. Zacarias, assegurou que todos os projectos em carteira seguem de acordo com o cronograma acordado, sendo que a primeira produção e exportação de gás natural da Bacia do Rovuma vai ocorrer em 2022, através do projecto Coral Sul FLNG da Área 4, enquanto em 2024 inicia a produção na Área 1 através do projecto Golfinho/Atum.   

Leia mais

Maputo, 13 de Fevereiro de 2020 - Em conferência de imprensa realizada ontem, o Presidente do Conselho de Administração do INP, Carlos Joaquim Zacarias, deu o ponto de situação do envolvimento dos nacionais nos projectos de gás natural em implementação nas Bacias de Moçambique e Rovuma, quer em termos de inserção de mão-de-obra assim como em termos de bens e serviços providenciados por empresas registadas em Moçambique e detidas por moçambicanos.

Leia mais

Maputo, 05 de Fevereiro de 2020 - O Instituto Nacional de Petróleo (INP), o Museu Nacional de Geologia, a Total e a Technip, assinaram em Maputo um Memorando de Entendimento para materializar o Projecto de reabilitação do Museu Nacional de Geologia, concepção e montagem de uma exposição permanente de Geociências do Petróleo. O mote desta iniciativa foi o reconhecimento do papel que o museu pode desempenhar na promoção do conhecimento e interesse sobre a indústria do Petróleo e Gás, em Moçambique, alavancando assim o crescimento do sector energético nacional. O projecto está orçado em cerca de 175 mil dólares norte americanos, sendo cerca de 150 mil provenientes da Total e cerca 25 mil da Technip.

Leia mais

Maputo, 30 de Outubro de 2019 - Numa iniciativa promovida pela Universidade Pedagógica de Maputo, Noel Langa, artista plástico de craveira Internacional, foi hoje homenageado na capital do país. Numa cerimónia bastante concorrida e que contou com a presença de figuras proeminentes na arena política e cultural, a destacar o antigo Presidente da República de Moçambique, Joaquim Chissano, o INP fez-se representar pelo respectivo Presidente do Conselho de Administração, Carlos Zacarias.

Leia mais

MAPUTO (24.04.2019), decorre de 24 a 26 de Abril corrente, a 4ª Conferência sobre Gestão de Dados da Indústria Petrolífera em países africanos, (APDM – African Petroleum Data Management). Este evento tem como objectivos principais a partilha de experiências, abordar os desafios na gestão de dados e a importância de possuir uma base de dados que acompanha a evolução da ciência, técnica e tecnologia da indústria entre os países africanos produtores de recursos petrolíferos.

Leia mais