Pesquisa & Produção

 

Furos

Um total de 230 furos foram executados até à data em Moçambique. A informação relativa a esses furos integra o acervo da Base de Dados do INP. 

Sísmica

Prospecção Sísmica ou Prospecção Geofísica

Consiste no uso de técnicas sísmicas para fazer o mapeamento das estruturas geológicas da sub superfície das feições estratigráficas com o objectivo de localizar os depósitos de petróleo e gás ou minerais. A Prospecção sísmica inclui a sísmica de reflexão e de refracção, contudo na área de Petróleos maior destaque é dado a sísmica de reflexão.

Produção

Gás Natural

Designa-se Gás Natural o petróleo que nas condições atmosféricas normais se encontra no estado gasoso, bem como gás não convencional, incluindo gás metano, associado ao carvão e gás de xistos betuminosos. O gás natural é produzido em Moçambique a partir dos campos de Pande/Temane, localizados na Bacia de Moçambique, tendo em 2004 iniciado a produção do Campo de Temane e em 2009 o campo de Pande foi acoplado ao sistema. O cumulativo de gás produzido até Outubro de 2020 foi de 58.679.066.717,7 Nm3, correspondente a 2.433.030.638,7 (Gráfico 1).