Sobre o INP

Sobre o INP

O Instituto Nacional de Petróleo, foi criado pelo Conselho de Ministros ao abrigo do Decreto n.º 25/2004 de 20 de Agosto, como entidade reguladora, responsável pela administração e promoção das operações Petrolíferas, é uma pessoa colectiva de direito público, dotada de personalidade jurídica, autonomia administrativa, financeira e patrimonial que desempenha as suas funções em conformidade com a legislação aplicável, assegurando-se-lhe as prerrogativas necessárias ao exercício adequado das suas competências com base na isenção, capacidade técnica e imparcialidade.

Divulgadas Oportunidades De Negócios No Projecto Da Area 1

Divulgadas Oportunidades De Negócios No Projecto Da Area 1

MAPUTO, 23 Outubro de 2020 – O projecto Mozambique LNG, liderado pela Total, realizou, nos dias 21 e 22 do mês corrente, dois seminários com recurso a plataformas electrónicas, sendo o primeiro destinado a partilhar as oportunidades de negócios para o ano 2021 e o segundo para capacitar as empresas em matéria de saúde, segurança e ambiente no trabalho, processos e procedimentos de procurement, due deligence e registo de fornecedores.

Leia mais

Notícias

Estudos Revelam Elevado Potencial de Hidrocarbonetos em Moçambique

Estudos Revelam Elevado Potencial de Hidrocarbonetos em Moçambique

Maputo, 20 de Outubro de 2020 – Várias iniciativas de prospecção de petróleo e gás têm sido levadas a acabo ao longo do país nos últimos anos. Esta dinâmica de prospecção encontra a sua razão no grande potencial de hidrocarbonetos que Moçambique possui, de acordo com estudos realizados e cujos dados encontram-se depositados no Centro de Dados do INP.

Leia mais

Geólogo Fala Sobre Pesquisa de Hidrocarbonetos em Moçambique

Geólogo Fala Sobre Pesquisa de Hidrocarbonetos em Moçambique

Maputo, 12 de Outubro de 2020 – Moçambique possui um potencial muito grande para a ocorrência de hidrocarbonetos. O lançamento do 5˚ Concurso para Áreas de Concessão para Pesquisa e Produção de Hidrocarbonetos atesta esse facto. Todavia, até chegar-se a fase de produção de recursos há meticulosos percursos que se trilham e um deles passa pela realização de pesquisas, tanto na parte onshore assim como na área offshore.  

Leia mais

Um Decreto à Altura das Dinâmicas do Sector

Um Decreto à Altura das Dinâmicas do Sector

Maputo, 02 de Outubro de 2020 – O Decreto N.º 84/2020 de 18 Setembro, aprovado recentemente pelo Conselho de Ministros, estabelece as regras e procedimentos para o licenciamento da construção, instalação, alteração, substituição, operação e desmobilização de infra-estruturas petrolíferas, incluindo a sua armazenagem e exercício de transporte por meios circulantes assim como autorizações mediante registo. Sabe-se que um dos maiores desafios que o país enfrenta com o advento do desenvolvimento da indústria do petróleo e gás, centra-se, em larga medida, na introdução ou inovações do quadro regulamentar vigente. Para o efeito, o Governo, através, quer do INP quer de outros órgãos competentes, tem estado a empreender esforços no sentido de revigorar a adopção de um quadro legal e regulatório que seja consentâneo com os desafios deste sector. A aprovação do Decreto 84/2020 é disso um exemplo a destacar.

Leia mais